Loading...

Metabólitos secundários bioativos da Senna spectabilis

Microorganismos endofíticos habitam o interior de plantas, especialmente folhas, raízes e caule. Estas espécies têm recebido grande atenção nas últimas décadas, devido ao papel que desempenham como agentes protetores contra insetos e patógenos. Este fenômeno se deve à presença de moléculas específicas produzidas pelos endófitos. 

Algumas toxinas produzidas por fungos, como os compostos alternariol e artenariol monometil-éter, são metabólitos secundários tóxicos responsáveis pela deterioração de grãos, frutas e vegetais. Pesquisadores do  Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais da UNESP de Araraquara (NuBBE), selecionaram a Senna spectabilis, uma árvore do cerrado brasileiro, para realizar detalhados estudos microbiológicos. Dentre os endófitos associados à planta, fungos do gênero Phomopsis, foram alvo de estudos químicos e biológicos. 

Em trabalho publicado na revista Molecules, os autores descrevem estudos de ressonância magnética e espectrometria de massas em conjunto com a avaliação da inibição de espécies reativas de oxigênio produzidas por neutrófilos estimulados. O trabalho resultou no isolamento e caracterização de uma série de metabólitos bioativos com atividade antioxidante, antiinflamatória, antifúngica e citotóxica. 

Artigo científico: CHAPLA, Vanessa Mara et al. Bioactive Secondary Metabolites from Phomopsis sp., an Endophytic Fungus from Senna spectabilis. Molecules, v. 19, n. 5, p. 6597-6608, 2014.