Parceria entre USP e UNESP produz a primeira base de dados de produtos naturais do Brasil

Os produtos naturais são uma rica fonte recursos para o desenvolvimento de novos fármacos. Aproximadamente 64% dos medicamentos disponíveis no mercado foram desenvolvidos a partir de produtos naturais, derivados ou foram inspirados em estruturas de produtos naturais. Particularmente os metabólitos secundários constituem uma das mais importantes fontes de novas estruturas que podem ser utilizadas como inspiração para novos fármacos.
Pesquisadores do Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) e do Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (NuBBE) do Instituto de Química de Araraquara (IQ-UNESP) desenvolveram a primeira base de dados de produtos naturais do Brasil – NuBBEDB (NuBBE Database). O banco de dados virtual incorpora várias classes de metabólitos secundários e derivados da biodiversidade brasileira, associados a dados botânicos, químicos, farmacológicos e toxicológicos.
A base NuBBEDB fornece informações especializadas que estão disponíveis para toda a comunidade científica mundial. A ferramenta encontra uma série de aplicações em trabalhos que se situam nas interfaces entre a química e a biologia, como as triagens virtuais, os estudos de metabolômica e de química medicinal.
A interface do usuário facilita o uso das diversas funcionalidades do sistema, dentre elas a busca direta por compostos de interesse. A ferramenta de desenho implementada no site está acoplada a um mecanismo de busca de subestruturas. Propriedades como massa molecular,  área de superfície polar e violações da regra de Lipinski também podem ser utilizadas como filtros moleculares na obtenção de subconjuntos específicos.

Website: http://nubbe.iq.unesp.br/nubbeDB.html

Artigo científico:

VALLI, M.; dos SANTOS, R. N.; FIGUEIRA, L. D.; NAKAJIMA, C. H.; CASTRO-GAMBOA, I.; ANDRICOPULO, A. D.; BOLZANI, V.S. Development of a natural products database from the biodiversity of Brazil. Journal of Natural Products, v.76, n. 3, p. 439-444, 2013.