Propriedades anticolinesterásicas da Tetrapterys mucronata

Tetrapterys mucronata,  uma das 90 espécies de parreira encontradas na América Central e América do Sul, é historicamente utilizada no Brasil, na preparação da bebida psicotrópica Ayahuasca. A atividade da planta sobre o sistema nervoso central, levou pesquisadores do Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (NuBBE) da UNESP, a investigar a inibição pelos constituintes da T. mucronata, da enzima acetilcolinesterase, um alvo molecular para o tratamento da doença de Alzheimer.

Em trabalho publicado no Journal of Natural Products, realizado em parceria com universidades da Suíça, foram identificadas as moléculas responsáveis pela inibição da acetilconlinesterase. Dentre os 22 compostos identificados, 6 são produtos naturais novos. A estrutura destas novas moléculas foi elucidada através de métodos espectroscópicos e uma série de 5 compostos exibiu valores de IC50 abaixo de 15  μM em ensaios de inibição sobre a acetilcolinesterase.

O trabalho é extremamente importante para a área, pois novos produtos naturais foram isolados e tiveram sua estrutura molecular totalmente caracterizada, um aspecto relevante, à medida que novas informações foram geradas sobre a diversidade química desta espécie, ainda pouca estudada.

Artigo científico: Queiroz, M. M.; Queiroz, E. F.; Zeraik, M. L.; Ebrahimi, S. N.; Marcourt, L.; Cuendet, M.; Castro-Gamboa, I.; Hamburger, M.; da Silva, Bolzani V.; Wolfender, J. L. Chemical Composition of the Bark of Tetrapterys mucronata and Identification of Acetylcholinesterase Inhibitory Constituents. J Nat Prod. v. 77, n. 3, p.650-56.