Quinoxalina 4: uma nova molécula contra o Trypanosoma cruzi

A doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, afeta milhões de pessoas, principalmente na América Latina. O tratamento é baseado em apenas um fármaco, o benzonidazol, um composto que provoca sérios efeitos adversos, além de não ser eficaz na fase crônica da doença.

Em artigo publicado na PLOS ONE, pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Federal de São Carlos, descreveram a síntese da quinoxalina 4, um novo composto com atividade sobre o T. cruzi.

Derivados da quinoxalina são um importante grupo de compostos heterocíclicos caracterizados por uma ampla faixa de atividade biológica, sendo utilizados atualmente no tratamento de diversas infecções. A quinoxalina 4 provou ser altamente ativa contra o parasita e agir de forma sinérgica com o benzonidazol, provocando várias alterações ultra-estruturais na célula, como a formação de corpos vesiculares e a desorganização do complexo de Golgi.

Outro importante aspecto revelado pelo estudo se refere à segurança do composto, que foi demonstrada através de experimentos de citotoxicidade e hemólise. Observou-se que a quinoxalina 4 é seletiva contra várias formas do parasita, apresentando alto índice de seletividade para as formas epimastigota e amastigota. Os autores do trabalho acreditam que estes resultados indicam o potencial da quinoxalina 4 como um ponto de partida promissor para o desenvolvimento de novos candidatos a fármacos, que pode ser explorado como nova alternativa de terapia combinada no tratamento da doença de Chagas.

Artigo científico: Rodrigues, J. H.; Ueda-Nakamura, T.; Corrêa, A. G.; Sangi, D. P.; Nakamura, C. V. A quinoxaline derivative as a potent chemotherapeutic agent, alone or in combination with benznidazole, against Trypanosoma cruzi. PLoS One. v.9, n.1, p. e85706, 2014.