Descobridor de novo agente antimalárico confirma presença em congresso no Brasil em 2016

Enquanto você estiver lendo este texto, mais de uma criança morrerá, vitimada pela malária, em algum lugar do mundo, mais provavelmente na África. Esta situação, contudo, poderá mudar no médio prazo, em grande parte por conta do trabalho do professor Ian Gilbert e sua equipe no Drug Development Unit (DDU) da universidade de Dundee, na Escócia. Em artigo publicado recentemente na revista Nature, a equipe do Professor Gilbert anunciou a descoberta de um novo composto com potencial para curar a malária. Gilbert será um dos conferencistas da 39ª. Reunião Anual da SBQ, que será realizada em Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016. Sua palestra tem como tema o desenho e síntese de novos agentes terapêuticos.

O novo candidato a fármaco, desenvolvido em parceria com a MMV (Medicines for Malaria Venture), não apresenta resistência cruzada com fármacos já disponíveis contra o agente causador da malária, doença que teve perto de 200 milhões de casos em 2013, com 594 mil mortes, sendo 90% na África, segundo o World Malaria Report de 2014.

Além de chefiar o departamento de Química no DDU, Gilbert dirige o Departamento de Bioquímica e Descoberta de Fármacos da Universidade de Dundee. Ele obteve sua graduação em química medicinal e doutorado em Cambridge. Antes do pós-doutoramento em Bioquímica viveu no continente africano e lecionou em Zâmbia. Tem cerca de 160 artigos, 3,3 mil citações e índice h 35.

A 39ª Reunião Anual da SBQ será realizada no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Veja a matéria completa e a entrevista de Ian Gilbert ao boletim da SBQ

Adaptado de Mario Henrique Viana (Assessor de imprensa da SBQ)