Os alicerces de uma pátria educadora

Artigo de Vanderlan da Silva Bolzani, publicado no Estadão Noite de 15 de outubro de 2015

Não temos dúvida sobre a importâcia da educação como legado maior de uma nação livre e soberana. Logicamente, a excelência do sistema educacional é função de um esforço coletivo envolvendo todos os setores que compõem uma sociedade organizada: governo, setores públicos e privados, sociedade em geral. Obviamente que os atores principais deste processo são os professores, em todos os níveis de atuação – ensino fundamental, médio, técnico e universitário, altamente qualificados, valorizados e respeitados.

A valorização e reconhecimento daqueles que atuam no ensino fundamental e médio especialmente, parece óbvio para nós acadêmicos, para setores essenciais da sociedade que necessitam de profissionais qualificados e para a população em geral, que acredita serem os professores responsáveis pela educação extra lar de seus filhos. A sociedade reconhece os professores como os atores centrais do processo de aprendizado, condição essencial a qualquer individuo consciente de seu papel de cidadão.

Assim, celebrar o dia do professor é uma forma de homenagear estes profissionais, de importância vital para o Brasil que almeja soberania econômica e social, hoje cunhado Pátria Educadora. No entanto, as várias mudanças nos Ministérios da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, ocorridos nos últimos meses, agravadas pela retração econômica e subsequente cortes de verbas na CAPES e CNPq, não nos dão muitos motivos para celebrar neste dia tão significativo – o Dia do Professor.

Nos países desenvolvidos, mesmo sendo afetados pelas  crises globais atuais de toda a magnitude, o sistema educacional se mantém robusto, pela certeza de que só um sistema de educação sólido em todos os níveis, é o caminho mais curto e eficaz para formar jovens bem qualificados aptos a  enfrentarem os desafios profissionais que o mundo global exige. Educação fundamental de excelência é o primeiro ciclo de um processo longo e fascinante – o conhecimento humano.

Não obstante os avanços alcançados nos últimos anos, ainda, não temos consolidado o sistema de educação nacional, essencial para o porvir social e econômico, especialmente para alicerçar uma ciência, tecnologia e inovação de excelência. Neste dia, todos os professores devem, como celebração pelo seu dia, fazerem uma vigília  nacional pela Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Avançamos, mas não temos ainda este sistema educacional almejado,  portanto, qualquer retrocesso pode significar um colapso no que um país tem de mais edificante, a sua excelência educacional.

Presenciamos de melhorias substanciais na educação com a criação da CAPES, e, na pesquisa, com criação do CNPq e das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisas, tendo a FAPESP como iniciativa inspiradora nesta modalidade. No entanto, em que pesem os expressivos avanços conquistados nos últimos anos, o país ainda enfrenta grandes obstáculos resultantes de nossas matrizes históricas e sociais. Entre eles, sem dúvida, o mais difícil de ultrapassar é o da educação no ensino fundamental e médio, uma das nossas limitações e que restringem o avanço econômico e social, devido a falta de uma base educacional sólida em grande escala.

Em momentos de crise econômica é imperativo ousadia e sensibilidade política e institucional. O sistema de ensino brasileiro atual é um sério entrave ao desenvolvimento econômico que o Brasil demanda a curto e médio prazo. Acesso à educação de qualidade para todos nos coloca em grande desvantagem em comparação aos países que como nós, constituem o bloco dos chamados em desenvolvimento.

Acredito que o dia de hoje pode ser um dia de reflexão sobre as dificuldades econômicas, políticas e institucionais vigentes, tangíveis aos nossos olhos mas, nada que não possa ser administrada a contento, se houver sensibilidade política dos poderes Executivo e Legislativo. Como professores, a comemoração de hoje passa por sonhar que um dia ainda teremos a excelência do sistema de educação nacional em todos os estados da federação.

No dia 15 de outubro de 2014 escrevi o texto “Professores para o bem do Brasil”, publicado no Jornal da Ciência on line, para homenagear os professores. O texto tratava da importância de uma população educada para escolher seus representantes num processo eleitoral democrático.

Hoje, após um ano, continuo acreditando que a melhor forma de comemorar o Dia do Professor é ampliando a discussão sobre a valorização profissional e o reconhecimento do trabalho de educadores mal remunerados, desestimulados e sem grandes perspectivas de melhoria da carreira em curto e médio prazo. Essa tarefa não é, seguramente, algo abstrato e impreciso. Ela passa concretamente por ações conjunturais mais ousadas, como revisão de grades curriculares, evasão escolar, condições de trabalho profissional, infraestrutura das escolas e pela identificação da devida importância que o professor tem nas “ditas sociedades do conhecimento”.

Por fim, neste dia, meus cumprimentos a todos os mestres pelo seu dia. Que esta mensagem seja mensageira de esperança a todos os professores do Brasil que lutam por um país mais humano e igualitário.

Vanderlan Bolzani é Professora Titular do Instituto de Química da Unesp, diretora da Agência Unesp de Inovação e Vice-coordenadora do CIBFar