Novos compostos com potencial anti-chagásico

A doença de Chagas afeta milhões de pessoas na América Latina, constituindo um sério problema de saúde pública no Brasil . Os fármacos disponíveis atualmente são pouco eficazes e causam efeitos colaterais severos, o que gera uma demanda urgente por novos medicamentos mais eficientes e seguros.  A via glicolítica, única fonte de energia do protozoário Trypanosoma cruzi, o agente causador da doença de Chagas, é uma das vias bioquímicas mais atraentes para o desenho de novas moléculas capazes de interromper a reprodução do parasita. Em artigo publicado na revista Future Medicinal Chemistry,  pesquisadores do Laboratório de Química Medicinal e Computacional do Instituto de Física de São Carlos, utilizaram a enzima gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase de T. cruzi (TcGAPDH) como alvo molecular para a descoberta de novos inibidores.

A estratégia empregada no trabalho envolveu a integração de vários métodos computacionais e experimentais de química medicinal. Através da formulação de um modelo farmacofórico baseado na estrutura da enzima e de triagens virtuais realizadas em bases virtuais que contêm milhões de moléculas, foram identificados três compostos de diferentes classes químicas, com atividade sobre a TcGAPDH. Os inibidores mostraram valores de IC50 (concentração de inibidor necessária para inibir 50% da  atividade enzimática) na faixa de concentração micromolar. As novas classes químicas identificadas constituem padrões estruturais promissores a serem explorados em futuros trabalhos de otimização molecular para o desenvolvimento de novos compostos-líderes contra a doença de Chagas.

Artigo científico:

MALUF, F. V.; ANDRICOPULO, A. D; OLIVA, G.; GUIDO, R. V. C.  A pharmacophore- based virtual screening approach for the discovery of Trypanosoma cruzi GAPDH inhibitors. Future Medicinal Chemistry, v. 5, n. 17, p. 2019–2035, 2013.