Seminário especial: Diversidade genética de Trypanosoma cruzi e implicações para o desenvolvimento de fármacos

WWWWBianca Zingales possui doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo e desde 1997 é professora titular do Instituto de Química (IQ-USP). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde o ano 2000 e membro titular da Academia Paulista de Ciências desde 2012. Foi Co-chair do Disease Reference Group on Chagas disease, Leishmaniasis and Human African Trypanosomiasis (TDR-OMS) (2009 – 2012) e Coordenadora Geral da South South Initiative for Tropical Diseases Research (SSI-TDR) de 2002 a 2009. Em 2008, foi admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe de Comendador. Sua linha de pesquisa se refere à Epidemiologia Molecular do Trypanosoma cruzi, abordando aspectos relacionados com a diversidade genética, estrutura populacional e evolução do parasita e sua associação com as apresentações clínicas da doença de Chagas. Atualmente está envolvida na caracterização da resistência do T. cruzi a benznidazol e na busca de candidatos para a quimioterapia da doença de Chagas.