Instituto de Química de Araraquara realiza conferência com pesquisador da Washington State University

Professor Convidado do NubbE, IQ-UNESP  e  CIBFar

Conferência 29/07/2014, 14h30min

Anfiteatro Central do Instituto de Química – IQ-Ar

Tema da Conferência

Developing Specialized Phytochemical Factories as Future Sources of Biofuels, Petrochemical Substitutes, Specialty Chemicals, and Medicinals

Plantas e microrganismos, devido à rápida evolução da biologia sintética, são cada vez mais explorados como meios para produzir biocombustíveis sustentáveis​​, que substituam os petroquímicos, e agentes medicinais. No entanto, frequentemente as vias bioquímicas responsáveis pela síntese de tais produtos naturais não são bem conhecidas.

Tecnologias como a espectrometria  de mobilidade de íons, assim como a microdissecção a laser de tecidos vegetais, além dos vários métodos “ômicos”, fornecem meios para sondar estes processos. Estas metodologias nos permitem estabelecer e explorar os genes envolvidos, proteínas, metabólitos, mecanismos de transporte, assim como as estratégias de compartimentalização.

Com base em tais avanços, a equipe do professor Norman G. Lewis, da Washington State University, está desenvolvendo novas plataformas biológicas sustentáveis ​​em plantas, para a produção de fármacos e outros produtos químicos, como por exemplo, o agente antitumoral,  podofilotoxina.