Pesquisadores envolvidos

Projeto de Pesquisa em Colaboração
“Desenvolvimento de antivirais para o tratamento da COVID-19” Processo No. 2020/04602-9

Instituição Sede: instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo
Proponente (Coordenador): Glaucius Oliva
Projeto a que esta proposta está atrelada:
CIBFar/CEPID – Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (Proc. No. 2013/07600-3

Pesquisadores Associados:

Lucio Freitas Jr, Paolo Zanotto, Edison Luiz Durigon ICB/USP
Carolina B. Moraes ICAQF-UNIFESP
Rafael V.C. Guido, Andre L.B.Ambrósio, Adriano D. Andricopulo, Leila M. Beltramini, Ilana Camargo, Nelma Bossolan IFSC/USP
Carlos A. Montanari IQSC/USP
Luiz Carlos Dias, Fernando Coelho, Carlos Roque D. Correia IQ/UNICAMP
Arlene G. Correa e Marcia Cominetti DQ/UFSCar e DG/UFSCar
Paulo Cesar Vieira, Monica T. Pupo FCFRP/USP
Vanderlan S Bolzani, Alberto Cavalheiro, Ian Castro-Gamboa, Dulce H.S.Silva, Angela R. Araujo, Maysa Furlan, Eduardo Cilli IQAr/UNESP
Paul Willis MMV/Genebra
Jadel Kratz, Charles Mowbray DNDi/Genebra

Projeto apoiado pela FAPESP na “Chamada de propostas de pesquisa – Suplementos de Rápida Implementação contra COVID-19 (Coronavirus Disease 2019)”

Pesquisadores e equipes envolvidos e suas responsabilidades no projeto

SUB-PROJETO I: Triagem de compostos naturais e sintéticos na busca por antivirais para o tratamento da doença infecciosa COVID-19
Atividade Pesquisadores Instituição
Ensaio Fenotípico de invasão e infecção celular pelo vírus SARS-Cov-2, em plataforma HCS Lucio Freitas Jr, Paolo Zanotto, Edison Luiz Durigon ICB/USP
Carolina Borsoi Moraes ICAQF-UNIFESP
Disponibilização de bibliotecas de compostos sintéticos para triagem fenotípica Carlos A. Montanari IQSC/USP
Carlos Roque D. Correia IQ/UNICAMP
Disponibilização, por colaboradores internacionais, de bibliotecas de compostos sintéticos para triagem fenotípica Paul Willis MMV/Genebra
Jadel Kratz, Charles Mowbray DNDi/Genebra
Disponibilização de bibliotecas de produtos naturais (extratos e substancias puras) para triagem fenotípica Vanderlan S Bolzani, Alberto Cavalheiro, Ian Castro-Gamboa, Dulce H.S.Silva, Angel R. Araujo, Maysa Furlan, Eduardo Cilli IQAr/UNESP
Paulo Cesar Vieira FCFRP/USP
Monica T. Pupo FCFRP/USP
Clonagem e expressão recombinante de proteínas do SARS-Cov-2, desenvolvimento de ensaios de atividade enzimática Glaucius Oliva, Rafael V.C. Guido, Andre L.B.Ambrósio IFSC/USP
Modelagem molecular, cristalização, estruturas, experimentos de “fragment screening por cristalografia” Glaucius Oliva, Rafael V.C. Guido, Andre L.B.Ambrósio IFSC/USP
Triagem virtual de compostos baseado na estrutura das proteínas-alvo do SARS-Cov-2 Glaucius Oliva, Rafael V.C. Guido, Andre L.B.Ambrósio IFSC/USP
Carlos A. Montanari IQSC/USP
Adriano D. Andricopulo IFSC/USP
Uso de big data para a descoberta e desenvolvimento de ligantes e inibidores Raphael Montanari

Carlos A. Montanari

CROB/USP

IQSC/USP

Determinação do mecanismo de ação (MoA) por vias bioquímicas e biofísicas Adriano D. Andricopulo

Carlos A. Montanari

IFSC/USP

IQSC/USP

Validação farmacocinética e toxicológica das moléculas naturais e sintéticas mais promissoras que venham a ser identificadas nas etapas acima descritas. Adriano D. Andricopulo IFSC/USP
Síntese de derivados e desenvolvimento de rotas sintéticas viáveis para produção local das moléculas naturais e sintéticas mais promissoras que venham a ser identificadas nas etapas acima descritas Carlos A. Montanari IQSC/USP
Carlos Roque D. Correia IQ/UNICAMP

SUB-PROJETO II: Desenvolvimento de rotas sintéticas para a produção local de fármacos com atividade antiviral para o tratamento da doença COVID-19, identificados em estudos clínicos internacionais

Atividade Pesquisadores Instituição
Identificar todos os compostos químicos que estão sendo utilizados no mundo, em estudos clínicos para o tratamento de pacientes afetados pela COVID-19. Rafael V.C. Guido

IFSC/USP

Verificar e mapear sua disponibilidade de fornecedores nacionais e/ou internacionais, e comprar pequenas quantidades quando disponíveis, para pesquisas e que possam servir de padrões para estudos analíticos Luiz Carlos Dias IQ/UNICAMP
Desenvolver rotas sintéticas para os compostos considerados mais importantes e essenciais conjugando critérios como eficiência, custo, disponibilidade de intermediários, redução da utilização de solventes tóxicos, etc… Luiz Carlos Dias IQ/UNICAMP
Antonio Burtoloso IQSC/USP
Identificar potenciais parceiros na indústria farmoquímica nacional, para conjuntamente desenvolver o escalonamento dos processos de síntese, para viabilizar sua produção em escala compatível com as necessidades dos órgãos de coordenação da saúde no Brasil (Secretaria de Saúde do ESP e Ministério da Saúde). Glaucius Oliva IFSC/USP
Transferir a tecnologia para empresas interessadas na produção destes ativos farmacêuticos

Carlos Roque D. Correia IQ/UNICAMP

SUB-PROJETO III: Avaliar o efeito da inibição da serino protease TMPRSS2 na invasão celular pelo COVID-19

Atividade Pesquisadores Instituição
Avaliar o efeito da inibição da serino protease TMPRSS2 na invasão celular pelo COVID-19 Maria Aparecida Juliano

Luiz Juliano

Rodrigo L O R Cunha

Giuseppe Caliendo

Escola Paulista Medicina/ UNIFESP

UFABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas

Dipartimento di Chimica Farmaceutica e Tossicologica,

Università di Napoli ‘Federico II

SUB-PROJETO IV: Sequenciamento de genomas de SARS-CoV-2 e isolamento viral (responsável Prof. Paolo Zanotto)